Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Breve História da Cosmetologia (parte 2)

Os egípcios

Os egípcios foram os primeiros a cultivar a beleza de uma forma extravagante, e usar cosméticos, como parte de seus hábitos de embelezamento pessoal, cerimônias reloigious, e preparar o morto para o sepultamento. Por volta de 3000 aC, egípcios usavam minerais, insetos e frutas para criar maquiagem para os olhos, lábios e pele, e henna para colorir o cabelo e pintar as unhas de vermelho. Eles também foram a primeira civilização a infusão de óleos essenciais das folhas, cascas e flores de plantas para uso como perfumes e produtos para fins de purificação.
Rainha Nefertiti (1400 aC) pintava suas unhas de vermelho mergulhando as pontas dos dedos em henna, usava maquiagem luxuosas e personalizados usava  ​​misturas óleos essenciais como perfumes. A rainha Cleópatra (50 a.C) elevou à beleza a um nível totalmente novo, construindo uma fábrica de cosméticos pessoais junto ao mar Morto.

Aos antigos egípcios também são creditados a criação de maquiagem kohl - originalmente feita de uma mistura de galena de terra (um mineral preto), de enxofre e de gordura animal – usado para aliviar a linha dos olhos,  inflamações oculares e e proteger contra os raios solares.

Em ambos Egito e Roma antigas, os comandantes militares pintavam as unhas e os lábios combinando cores antes de batalhas importantes. (Cosmetology, Pag. 4)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vídeo de apresentação: Santiago do Chile Novembro de 2010

Apresentação feita pela equipe vencedora do concurso de melhor trabalho de final de curso na AIEP em Santiago do Chile, Novembro de 2010. Esta turma revolucionou a capital do País, movimentando jornalistas para divulgação de seu trabalho. Um trabalho que está ligado a Saúde e Beleza trazendo o tema que envolve o sexo na adolescência e o uso da Camisinha. Realmente este trabalho valeu todo o esforço daquela equipe. Parabéns aos participantes deste grupo e a AIEP que promoveu e promove este tipo de evento com seus alunos. Particularmente, tive o privilégio de estar presente neste encontro, onde pude representar nossa Universidade Anhembi Morumbi e País com o trabalho de minha equipe, que teve como tema "Padronização da Técnica de Pré Pigmentação Para Cobertura de Brancos Localizados". Esta equipe teve como membros: Edneide Barbosa, Maria de Fátima Garcia, Genoveva Gonçalves, Maria Elizabeth Poix, Fátima Regina Lins, Fernando Cezar e eu Getúlio de Castro Lima.



Breve História da Cosmetologia


Cosmetologia é um termo usado para abranger uma ampla gama de áreas de especialidade, incluindo corte de cabelo, unhas, tecnologia e estética. Cosmetologia difineda é "a arte e a ciência de embelezar e melhorar a pele, unhas, cabelo, e o estudo dos cosméticos e sua aplicação”. O termo vem da palavra grega "kosmetikos", que significa "hábil no uso de cosméticos." Estudos arqueológicos revelam que corte de cabelo e penteados eram praticados bem cedo como nos tempos da Idade do Gelo.
Os instrumentos simples, mas eficazes na história antiga,  foram usados ​​em forma de pedras afiadas, conchas de ostra, ou ossos. Tendões de animal ou tiras de couro foram usadas  para amarrar o cabelo para trás ou como adorno. Pessoas ao redor do mundo utilizaram-se de corantes em seus cabelos, pele e unhas, e até se  tatuaram. Pigmentos foram usados a partir do barro, cascas de árvores, insetos, frutos secos, ervas, folhas e outros materiais. Muitos desses corantes são usados ​​ainda hoje. (Cosmetology, Pag. 4)

Continua......

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estudantes da Escola de Saúde Del Instituto Professionel AIEP - Sede Puerto, Santiago do Chile Novembro de 2010.

Trabalho realizado na capital do Chile, em Santiago, pelo grupo vencedor na 2da Jornada Intercional e 5ta Jornada Nacional da Escola de Saúde AIEP, quando ainda estava trabalhando para o fechamento do mesmo, onde mobilizaram o Centro da Cidade.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sugestão de Leitura

Quando se busca o conhecimento, é preciso estar atento ao tipo de literatura que se tem em mãos, pois há literaturas que parecem estarem recheadas de informações bem embasadas em pesquisas, porém, quando se manuseia tais literaturas, não se encontra conteúdo que esclareça realmente as questões ali buscadas. Aí segue duas indicações para uma boa leitura. Um escritor sério em quem se possa confiar.


domingo, 24 de abril de 2011

Esclarecimento: Tricologia

Tricologia

O que é Tricologia?


Existe, no Brasil, assim como em outros países, um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos. Atendendo a esse interesse, disponibilizamos informações sobre os cabelos e o couro cabeludo, direcionados à área de estética.

A Tricologia - do grego thricos (cabelos) + logos (estudo) é um ramo da ciência que principiou a organizar-se na Inglaterra em 1902.
Seus conhecimentos permitem solucionar muitos dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo, contribuindo para a qualidade da vida humana.
O Centro de Tricologia congrega profissionais ligados a esta ciência (químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos) e tem como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética.

A Planeta Natural, parceira do Centro de Tricologia e responsável por este website, é uma empresa que comercializa produtos e compartilha metodologias para os profissionais da área da estética: terapeutas capilares, cabeleireiros, esteticistas e os demais que trabalham em salões, clínicas e spas.


Quer saber mais sobre Tricologia?
Acesse:  http://tricologiamedica.blogspot.com/ , Dr. Ademir Jr.

sábado, 23 de abril de 2011

Boas-Vindas

Neste espaço quero deixar uma mensagem, e, espero que voce faça bom uso da mesma. Antes, porém, seja muito bem-vindo ao meu blog.

Andai em sabedoria para com os que estão de fora(que não tem o mesmo conhecimento), usando bem cada oportunidade. A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.(Col. 4.5-6)
Sim, como voce pôde perceber, é um pequeno contexto de um texto Bíblico. Quero dissertar apenas sobre três plavras do mesmo, como se segue: 1. "Portai-vos", literalmente significa "andar à roda", indicando um padrão costumeiro de vida, um modo de viver. A metáfora "andar" é comum na literatura antiga, tanto secular como religiosa. Fala dos hábitos em geral e das inclinações dos indivíduos. A palavra em questão aparece por noventa e seis vezes nas páginas do N.T., com frequencia com um subentendido ético. Em algumas referências mostra que sua orientação e inspiração transcendem ao que é meramente humano. 2. "aproveitai as oportunidades", temos aqui uma interpretação, e não uma tradução, pois literalmente, diz respeito a "remir o tempo", isto é, "aproveitando o tempo ao máximo", "tirando proveito de toda oportunidade". 3. "palavra", esse termo indica todas as comunicações verbais, pois as palavras que nos afloram aos lábios são uma boa indicação do nosso estado mental e de alma. A transformação pela qual passamos, que é a expressão de nossos sentimentos através das palavras, faz parte do nosso comportamento em geral. São as palavras que podem nos justificar ou nos prejudicar. Digamos , porém, palavras que só poderão engrandecer, conforme a necessidade, com graça aos que nos procuram para de alguma forma sentiram que suas necessidades foram supridas, seja no âmbito da beleza ou não. Um grande abraço a todos.

Estou aberto a sugestões.

Muito agradecido.