Um fio de cabelo humano é dividido em duas partes: a raiz do cabelo e a haste do cabelos. A raiz do cabelo é a parte do cabelo localizado abaixo da superfície do couro cabeludo. A haste do cabelo é a partes projetada sobre a pele.
Estruturas da raiz do cabelo
As principais estruturas da raiz do cabelo incluem o folículo, o bulbo, papila, músculo eretor do pêlo e glândulas sebáceas.
O folículo (FAWL-ih-kul) é o tubo como uma depressão ou um bolso na pele no couro cabeludo, que contém a raiz do cabelo. Os folículos pilosos são distribuídos por todo o corpo, com exceção das palmas das mãos e as solas dos pés. O folículo se estende para baixo da epiderme (a camada externa da pele) na derme (camada interna da pele), onde se envolve a papila dérmica. Não é incomum crescer mais de um fio de cabelo de um único folículo.
O bulbo capilar é a área mais baixa ou parte de um fio de cabelo. É a estrutura, claviforme que formam a parte inferior da raiz do cabelo. A parte inferior do bulbo capilar se encaixa sobre a papila dérmica.
A papila dérmica (plural: Papilas) é uma pequena área em forma de cone na base do folículo piloso, que se encaixa no bulbo capilar. A papila dérmica contém o suprimento sanguíneo e nervoso que fornece os nutrientes necessários para o crescimento do cabelo.
O eretor do pêlo é um músculo pequeno e involuntário na base do folículo piloso. Emoções fortes ou frio causa a sua contracção, o que faz o cabelo ficar em pé, resultando em " pêlos arrepiados ".
As glândulas sebáceas são as glândulas de óleo na pele, ligadas ao folículo piloso. As glândulas sebáceas secretam uma substância oleosa chamada sebo, que lubicam o cabelo e a pele. (COSMETOLOGY, p. 142, 143). Aguarde mais informações sobre este tópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário