Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O CABELO, UMA ESTRUTURA QUERATINIZADA

Uma estrutura do cabelo

Assim como todos os pêlos, o cabelo é uma massa de queratina formada em alguns anos pelo folículo piloso. Ele é formado por três camadas celulares concêntricas, de fora para dentro: cutícula, a raíz (ou córtex) e a medula (ou medular).

A cutícula

Espessura: 0,5 mm.
Ela é formada por grandes placas, tantas escamas transparentes e ceratinizadas, recobrindo umas as outras na forma de telhas de um teto, a borda livre dirigida para cima. Este invólocro protege a raíz.

A Raíz (ou córtex)

A raíz ou córtex representa o essencial do cabelo (90% de seu peso).
Ela é formada por grande células, muito longas (100 mm), por um diâmetro de 3 a 5 mm, cheia de queratina, pigmentadas, e unidas entre si por uma substância intercelular.
  • Cada célula se apresenta como um feixe de "cabos torcidos", as microfibilas (0,1 mm de diâmetro).
  • Cada microfibrila, ela própria é constituída por milhares de microfibrilas (conta-se 1 miulhão por fio de cabelo!), unidas por um cimento interfibrilar.
  • A microfibrila, de estrutura cilíndrica, reagrupa ela própria 11 protofibrilas. Cada protofibrila se apresenta como uma "corda" torcida, formada por 3 cerdas que são por sua vez, longas cadeias de aminoácidos.
Finalemte, um cabelo será constituído por 40 milhões de cerdas elementares. Somente a raíz (córtex) é colorido pelo fato da disposição de melanócitos no ápice da papila. Estes melanócitos sintetizam melanossomas maiores que os dos melanócitos epidérmicos, que não se degrada.

A Estrutura Elementar da Queratina
  • A queratina é uma proteína, isto é, uma molécula formada pelo encadeamento de um grande número de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas, ligações covalentes, portanto fortes e difíceis de romper. Entre os 20 aminoácidos existente na natureza, 18 estão presentes na queratina com um leque muito importante de aminoácidos de enxofre (cistina). Uma cadeia, muito longa, de aminoácidos, é uma "cerda" elementar. Estas cadeias de aminoácidos não é linear, mas torcidas em hélice. A estrutura hilicoidal (chamada "alfa") da cadeia é estabilizada por numerosas ligações de hidrogênio que se formam entre os agrupamentos -NH- e -CO- de aminoácidos de forma espiraladas vizinhas no espaço. Trata-se de ligações hidrogênio longitudinais, cahamada intercatenares.
  • As ligações de hidrogênio são ligações relativamente fracas cuja a ruptura é favorecida pela presença de água que transforma a queratina helicoidal, em queratina b (beta), sinusoidal. Assim, o calor produz um "estiramento" da estrutura, e portanto, um alongamento do cabelo. Quando da secagem, as ligações de hidrogênio se refazem e a queratina retoma sua estrutura em hélice.
  • A queratina alfa, a coesão das três cerdas elementares vizinhas fica assegurada por ponto laterais: as ligações dissufúricas (ou pontos dissulfetos), característicos da estrutura queratínica, que se formam entre dois átomos de exofre, -s-s-. São as ligações mais fortes que podem ser estabelecidas entre as cadeias polipeptídicas. Estas ligações sendo oxidantes, elas são sensíveis aos agentes redutores utilizados nas permanentes.
Características das Queratinas

Não existe uma, mas queratinas:
  • a queratina que preenche as células córneas da epiderme é uma queratina "mole" que se descasca em escamas e se hidrata facilmente;
  • a queratina das unhas e a queratina pilar são queratinas "duras", compactas, resistentes e que não tem tendência a descamação;
A queratina tem característica comuns:
  • são proteínas fibrosas, de núcleo estritamente intracelular, ao contrário do colágeno e da elastina, de localizações extracelulares;
  • elas são notadamente resistentes a diversos agentes físicos e químicos;
  • elas são insolúveis em água.
Ref: Estética - Coemética - Gérard PEYREFITTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário