A cor natural dos pêlos e dos cabelos comporta um grande leque de cores. São as melaninas que são responsáveis por sua coloração.
- Estes pigmentos, como na epiderme, são produzidos pelos melanócitos.
- Nos folículos pilosos, os melanócitos se localizam em duas regiões: o infundibulum e o bulbo piloso, no cimo da papila.
- Eles sintetizam melanossomas maiores que os dos melanócitos epidérmicos.
- Graças as seus dendritos, eles transferem os melanossomas às células da matriz que formarão o córtex. De fato, somente o córtex é colorido, pelo fato da disposição dos malanócitos no cimo da papila.
- A atividade dos melanócitos do folículo é descontínua, ritmada pelo ciclo pilar: Os melanócitos não fabricam pigmentos a não ser durante a fase anágena. Na fase telógena, eles voltam a um estado de "adormecimento".
- A pigmentação dos pêlos e dos cabelos é finalmente determinada pela qualidade da melanina elaborada pelos melanossomas. A eumelanina é responsável pelas cores castanho-escuro, a feomelanina pelas cores amarelo-avermelhadas. De fato, todo cabelo contém os dois tipos de melanina, mas em proporção variável de um indivíduo a outro, o que explica as múltiplas colorações.
Ref; Estética - Cosmética, Gérard PEYREFITTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário